Barcelona em Mosaico

De volta a Barcelona, me apaixono novamente por seus detalhes, por certas alegrias que brotam do chão se nos dispomos a não olhar tanto pra cima. Pelas sutilezas do dia a dia, que muitas vezes passamos batido diante da magnitude de Gaudis, Mirós e Dalis.

Algumas coisas são a cara de Barcelona. O piso de mosaico hidráulico é uma delas, uma arte obreira que me deixa fascinada cada vez que volto a viver aqui.

laila-vidal-produtora-blog-mosaico-1j-1024x646

Não é apenas um piso, é uma obra de arte. Não só pelo resultado estético fantástico mas também pelo seu processo de fabricação praticamente manual.

0006Cocina-aceromosaico-reforma-barcelona-mo30-779x1024

Essa arte nasceu no fim do século XIX na Europa e foi o tipo de piso da mais alta categoria até os anos 20 e 30. O mosaico hidráulico teve uma presença forte na arquitetura do modernismo catalão e também era peça indispensável nas mansões da costa francesa e nos palacetes levantinos.

0001casa-josephine-baldosa-hidraulica-1-683x1024

0011-1024x768
Nos anos 50 o mosaico hidráulico começa a perder a preferência com o surgimento dos pisos industriais. Devido ao baixo custo de produção e instalação das cerâmicas modernas o mosaico foi deixando de ser produzido.

0002a99ee9e76a2ec93abf3109fe653d3ac

0012maireclaire

De uns anos pra cá o valor estético e histórico do mosaico hidráulico vem sendo resgatado e arquitetos o utilizam para compor ambientes sofisticados e modernos.

 

0004ladrilho-hidráulico13jpg

 

0013baldosa-hidraulica-suelo-hidraulico-mosaico-hidraulico-precios-de-fabrica-1655053z1

Além das salas de estar, o mosaico tem invadido banheiros, cozinhas e garagens, transformando em arte o chão sobre o qual se caminha.

0009Ladrilho-Hidráulico-5

O sistema de fabricação continua praticamente o mesmo desde sua origem, sendo produzido peça por peça, num processo super interessante que você pode assistir nesse video.

Me encanta esse trabalho. E aqui em Barcelona temos a chance de filmar e fotografar em imóveis com pisos hidráulicos fantásticos e em muitos casos originais. É fascinante!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s