A tensa relação entre mãe e filha | Fotografia Documental

Toda fantasia e realidade que nasce da tensa relação entre mãe e filha, narradas em imagens no projeto documental da fotógrafa russa Viktoria Sorochinski.

victoria_sorochinski_laila-vidal-blog-365

Viktoria abandonou a ex URSS nos anos 90 e foi morar no Canadá onde conheceu Anna e Eve, também imigrantes, nascidas na Ucrania. O magnetismo das duas, mãe e filha, fascinaram a fotógrafa que iniciou um projeto narrativo através da fotografia tendo as duas como modelos.

victoria_sorochinski_laila-vidal-blog

Entitulada Anna & Eve, a série teve os cenários produzidos por Viktoria. As diversas situações cotidianas-fantásticas protagonizadas pelas duas nos permite refletir sobre toda complexidade que pode permear a relação entre uma mãe e sua filha no passar do tempo e na construção de seus próprios mundos.

©-viktoria_sorochinski-005_cutting-ties

©-viktoria_sorochinski-009_learning-lesson

sun_s_embrace__2010

“Quando conheci Anna e Eve, em 2005, estava intrigada pela dinâmica incomum e intensa da relação delas (…) aos três anos de idade, Eve era surpreendetemente madura, mas sua mãe, Anna, que tinha 23 anos, parecia muito infantil. As duas estavam aprendendo uma da outra, e, ás vezes era difícil distinguir quem mantinha o equilibrio e o poder”, conta Viktoria sobre suas impressões durante o projeto que se estendeu de 2005 a 2012.

victoria_sorochinski_blog-foto-art

victoria_sorochinski_art

As relações mãe e filha fazem parte de um processo de aprendizagem e aceitação onde as tensões e os conflitos são inevitáveis, me encanta a forma como Viktoria retratou essa experiência durante a passagem de 7 anos.

victoria_sorochinski_fotos-blog

blog-viktoria-sorochinski-02

Suas fotos nos transportam a um mundo de mistério, medo, angústia e inquietudes em alguns momentos, e em outros vemos o amor, a cumplicidade e admiração mútua. Um trabalho fascinante, de uma sensibilidade incomoda.

victoria_sorochinski_foto

Se quiser conhecer mais deixo aqui o  link para a página de Viktoria Sorochinski e para a série Anna & Eve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s