Realismo & Surrealismo

A mente humana é capaz das mais incríveis investidas. Do surrealismo mais fantástico ao realismo mais perfeito, artistas criam e recriam mundos, numa tentativa incansável de nos revelar e entender, através da arte.

Dentro dos inúmeros artistas que transitam por essas estéticas, do surrealismo e do realismo, separei dois para mostrar aqui hoje, ou melhor duas, duas artistas, duas mulheres fantásticas! Uma cria mundos imaginários e a outra recria nosso mundo de forma tão real e idêntica que até o olhar mais atento pode perder-se.

Vamos a elas e seus mundos fantásticos de realismo e surrealismo, tendo a água como artificio de composição:

lara_zankoul_blog_laila_vidal_6

ALYSSA MONKS é uma pintora norte americana com uma temática recorrente em suas criações, o corpo e  a água. Suas pinturas hiper-realistas são extremamente expressivas nos deixando sempre com a sensação de dúvida: será mesmo uma pintura ou se trata de uma foto?

pintura-realista-desenho-4-alyssa-monk

A artista consegue esse resultado misturando a pintura com distorções em vidro e plástico além de seu talento único de observar e reproduzir a realidade a perfeição.

0011-alyssa-monk-pintura-realista-desenho-3

Além da técnica da pintura, Monks se vale da expressividade de suas protagonistas que em situações de risco, desespero e aflição, conseguem intensificar o momento reproduzido.

Pintura-realista-de-Alyssa-Monks

A água é um elemento sempre presente na obra na artista, imprimindo certo movimento ás suas pinturas, que de tão reais parecem estar em movimento.

Pintura-realista-de-Alyssa-Monks (1)1

Em uma linha estética similar a de Alyssa Monks, e também usando água, temos o surrealismo da fotógrafa libanesa LARA ZANKOUL.

 

lara_zankoul_blog_laila_vidal_4

Lara cria os cenários para suas fotos em cubículos como enormes aquários para seres humanos e os enche de água.“Eu gosto de criar meus próprios mundos. A maior parte do trabalho consiste em montar os cenários” conta ela.

lara_zankoul_blog_laila_vidal_10

lara_zankoul_blog_laila_vidal_8

The Unseen é um de seus trabalhos mais conhecidos, nessa série a fotógrafa faz uma junção de dois mundos, parte submerso parte fora d´agua, versando sobre a dualidade da vida social.

lara_zankoul_blog_laila_vidal_7

Além da água, Zankoul fotografou também os corpos no ar, em  pequenos sobrevoos em seus cubículos imaginários.

lara_zankoul_blog_laila_vidal_1

A possibilidade de materializar o irreal é algo poderoso e libertador. Na arte, toda a magia que emana dessa força fica bem evidente.

lara_zankoul_blog_laila_vidal.jpg16lara_zankoul_blog_laila_vidal_11

Mundos reais ou irreais a arte nos transborda, propiciando criar ou simplesmente aceder a universos únicos. Universos estes, emergidos da mente e da alma de artistas que se libertam e nos libertam de uma existência sem sonho e magia.

Entre o surreliasmo e o realismo, fico com os dois! Se você quer conhecer um pouquinho mais do trabalho dessas artistas, deixo aqui o link para o site de Alyssa Monks e da Lara Zankoul. Vale a pena conferir!

 

Um comentário em “Realismo & Surrealismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s